A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa espanhola Iberdrola vão assinar amanhã, 30 de maio, um contrato para implementar os Programas de Monitorização e Medidas Compensatórias do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), revelou em comunicado esta instituição de ensino superior.
A cerimónia acontecerá pelas 11h, no átrio da reitoria, com a presença do reitor Emídio Gomes, da coordenadora de Ambiente da Iberdrola, Sara Hoya, e do coordenador do Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre (LEFT), Joaquim Jesus.
Esta parceria “vai reforçar o compromisso das partes envolvidas com a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais, procurando soluções inovadoras para a conservação dos ecossistemas do Tâmega”, explica a UTAD em comunicado.
O Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre (LEFT), reconhecido pelo seu envolvimento em projetos de avaliação e conservação da biodiversidade de Portugal Continental, foi escolhido pela Iberdrola e vai liderar os trabalhos. Para a UTAD, o LEFT consolida assim “a sua posição de liderança no campo da ecologia e conservação em território nacional”.
Esta parceria entre a UTAD e a Iberdrola vigorará até 2028.
Sociedade