Mundial Rallycross em contagem decrescente


Evento realiza-se nos dias 3 e 4 de junho no Circuito Internacional de Montalegre. A prova foi apresentada ao público no Cais de Gaia, junto à Loja do Turismo, na presença de algumas das estrelas mundiais como Sébastien Loeb, Niclas Grönholm, Klara Andersson e do embaixador e piloto português, Bernardo Sousa.

A prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross prevista para os dias 3 e 4 de junho, foi oficialmente apresentada, na sexta-feira, 26 de maio, no cenário do Cais de Gaia, com o Douro em fundo. Sébastien Loeb, Niclas Grönholm, Klara Andersson e Bernardo Sousa destacaram o caráter especial da prova organizada pelo Município de Montalegre e Clube Automóvel de Vila Real. A organização espera 20 mil espetadores portugueses e espanhóis no Circuito Internacional de Montalegre, num fim de semana com quatro competições. “É um orgulho ver, todos os anos, milhares e milhares de pessoas regressarem a Montalegre para este grande evento”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Fátima Fernandes revelou que “os pilotos dizem que temos uma das melhores pistas do mundo e a dimensão internacional deste evento merecia o apoio das entidades com responsabilidades na promoção do nosso país. Afinal de contas, levámos as potencialidades de Montalegre, da região Norte e de Portugal a várias partes do mundo, além da enorme afluência de adeptos vindos de Espanha”, lembrou a autarca de Montalegre.

No fim de semana de 3 e 4 de junho entram em prova quatro competições: o Campeonato do Mundo RX1e, com carros 100% elétricos de 500 kw de potência (quase 700 cv), quatro rodas motrizes e capazes de acelerar dos 0 aos 100 km/h em dois segundos; o Campeonato da Europa RX1, com os Supercars de motores a gasolina e mais de 600 cv; o Campeonato da Europa RX3, com os S1600 de duas rodas motrizes a gasolina; e uma prova de suporte de Kartcross, com quase duas dezenas de pilotos portugueses e espanhóis.

A categoria-rainha esteve representada em Gaia pelo francês Sébastien Loeb (Special One Racing), o finlandês Niclas Grönholm (CE Dealer Team) e a sueca Klara Andersson (CE Dealer Team). “É sempre um prazer correr em Portugal. Já estive aqui em diferentes campeonatos, dos ralis aos circuitos ao rallycross, e nota-se realmente a paixão do público português pelas corridas. Não sei exatamente como será a nossa performance neste regresso ao rallycross, mas gosto da pista de Montalegre, já corri lá três vezes, subi duas vezes ao pódio e quero dar um bom espetáculo aos fãs”, afirmou Sébastien Loeb, que regressa ao FIA World RX cinco anos depois da última participação. O lendário piloto francês estará ao volante de um dos Lancia Delta Evo-e, modelo que recupera o nome e as linhas de um dos mais famosos carros de ralis de sempre, o Lancia Delta Integrale.

Numa prova com um total de 11 pilotos portugueses nos dois Campeonatos da Europa FIA, os concorrentes nacionais estiveram representados por João Ribeiro (Euro RX3), Jorge Machado (Euro RX3), André Sousa (Euro RX3) e Sérgio Castro (Kartcross).

Bernardo Sousa é sinónimo de multidões. O embaixador oficial da prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, o Montalegre World RX - FIA World Rallycross Championship, esteve no Cais de Gaia na apresentação pública da prova. Afável, o ex-campeão nacional de ralis, demonstrou ser uma mais valia para a promoção do evento. Uma aposta para acompanhar ao longo dos próximos dias. Referir que Bernardo Sousa vai estrear-se ao volante de uma máquina do Mundial de Rallycross, ao pilotar o carro de demonstração da Volvo CE. Está previsto fazer co-drives com convidados e fãs, estando em aberto a possibilidade de participar também na prova de Kartcross. As palavras do piloto madeirense foram sintomáticas: “pouca gente sabe, mas em 2014 estive em conversações com o Petter Solberg para poder ir para a equipa dele no Rallycross. É um desporto intenso e espetacular, que sempre segui com muita curiosidade. Já me disseram que Montalegre tem um ambiente fantástico, com muita paixão pela modalidade e milhares de pessoas nas bancadas e no paddock. Quando surgiu o convite para ser embaixador do evento e pilotar o Volvo CE pensei logo que era uma oportunidade única, guiar um carro da nova geração, com performances incríveis, e poder viver esta experiência em Montalegre”. Bernardo Sousa prometeu novidades para os seus seguidores nas redes sociais.

De recordar que no próximo dia 31, há uma nova apresentação à imprensa, desta feita na cidade galega de Ourense.


27/05/2023

Sociedade


. Partilha Facebook