Durante estes dois dias, os jovens têm a oportunidade de identificar os obstáculos que a juventude das zonas rurais enfrenta no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com principal destaque para o tema do empreendedorismo. Segundo a AECT, no final do evento serão criados oito projetos direcionados para o empreendedorismo no mundo rural. Estes projetos serão avaliados por um júri especializado, no âmbito de um concurso de ideias. A ideia premiada será incrementada com o apoio da Câmara de Comércio de Santiago.
Para além do desenvolvimento destes projetos, os jovens tiveram acesso a vários workshops sobre temas como Financiamento Europeu, Realidade Virtual, Erasmus para jovens empreendedores, Inteligência Artificial, entre outros. O encontro reuniu jovens oriundos da Roménia, Malta, Galiza e Portugal, tal como ocorreu nas atividades anteriores, em formato online. Em junho, mais jovens do nosso território irão participar no segundo Creative Jam deste projeto, em Lugo, que finalizará, futuramente, com a apresentação das melhores ideias em Bruxelas.
O projeto Rural Youth of Europe - RUYOU tem como objetivo “permitir que jovens, especialistas e líderes de opinião possam analisar o futuro da juventude rural europeia, de forma a projetar, facilitar, informar e refletir sobre a juventude em âmbito rural após a pandemia Covid-19”. Para além da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, o RUYOU tem diversos parceiros oriundos de Espanha, Portugal, Malta e Roménia.
Este projeto foi aprovado no âmbito do programa europeu CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.
Sociedade