Dia 27 de maio, caberá ao Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense animar as Cenas de Maio 2023, V Mostra de Teatro de Boticas, com o seu mais recente espectáculo Chapéus, Salsichas & Cervejas. A apresentação decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, a partir das 21.30 horas. A organização do evento pertence à Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural, através do seu grupo de teatro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Boticas.
Chapéus, Salsichas & Cervejas resulta da compilação de textos do dramaturgo alemão Karl Valentin. Neles encontramos referências que inspiraram uma produção em que os diálogos exploram o nonsense, o jogo de palavras e o cómico de situação contidos na obra do autor.
A encenação coube a Ricardo Ferreira que voltou a trabalhar com o grupo após um intervalo dedicado a outras experiências dentro da arte cénica. O Soldado Fanfarrão, de Plauto, e O Chá de São Cornélio, de Maquiavel, são apenas duas das várias peças que antes dirigiu no Centro Cultural Lordelense. É também autor de Teatro Pobre, Teatro Rico ou da palavra ao Acto: Estudos em Sociologia de Teatro.
O elenco é composto por Adozinda Carmo, Lúcia Sousa, Mila Brigas, Luana Mourão, Matilde Brigas, Carina Sampaio, Márcio Mourão, Joaquim Ferreira, Manuel Veiga, Bruno Alves, Orlando Mourão .
Karl Valentin, nascido em 1882 e falecido em 1942, foi comediante, autor de textos para teatro e para cabaret e produtor de filmes, depois de ter trabalhado como marceneiro durante alguns anos. Ficou conhecido como o Chaplin de Munique e teve grande influência na cena cultural alemã. Bertolt Brecht confessou que aprendeu a escrever peças com ele. Conheceu o seu primeiro grande êxito em 1907, com O Aquário.
Cultura