A gastronomia do Alto Tâmega tem-se revelado a chave para abrir o apetite a muitos turistas. Mas entre os vários restaurantes, há um que se destaca no Guia Michelin 2023. O restaurante Carvalho localizado no centro histórico da cidade, junto às Termas de Chaves.
Fundado em 1992, este negócio de família, gerido por Ilda Lobo, que é simultaneamente chefe de cozinha, e pela filha mais velha, Manuela Carvalho, apresenta-se como uma referência gastronómica nacional, onde predominam os sabores típicos transmontanos.
A chefe Ilda Lobo foi homenageada esta segunda-feira com uma jaleca, alusiva ao Guia Michelin 2023, no Palácio da Bolsa, no Porto, numa iniciativa inédita, levada a cabo pelo Guia Michelin, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) em parceria com o Turismo de Portugal.
Da região do Porto e Norte de Portugal foram reconhecidos 43 restaurantes. O restaurante Carvalho integra este Guia com o estatuto de Bib Gourmand, que reconhece restaurantes com a melhor relação qualidade/preço. Em Portugal há 38 estabelecimentos com esta ''marca''.
A distinção foi dedicada ''a todos os colaboradores , amigos, clientes e flavienses de nascimento e de coração'', referiu a chef homenageada.
O Guia Michelin Espanha & Portugal 2023 visa ''reconhecer e valorizar a gastronomia das regiões, expressa através da riqueza dos seus produtos e do talento dos seus chefs mais relevantes''.
O guia Michelin foi criado em 1900 por um empresário francês, André Michelin, para promover o turismo para os utilizadores de automóvel. A empresa Michelin, fabricante de pneus, ficou assim para sempre associada ao turismo e à gastronomia a nível mundial.
Sara Esteves
Sociedade