O grupo coral vicentino de Chaves, composto por elementos das diversas paróquias que compõem as freguesias ao cuidado destes sacerdotes e de outras comunidades, festejou no sábado, o seu 8º aniversário num momento cultural singular.
O desafio de gravar um álbum foi lançado a este grupo pelo Padre Manuel Martins, autor de uma vasta obra de música litúrgica e de inspiração cristã, que durante vários anos paroquiou as paróquias de Santo Estêvão, Vila Verde da Raia, Santo António de Monforte e Lama de Arcos bem como as suas comunidades paroquiais (Faiões e Vila Frade). A iniciativa de inclusão cultural e social, visou “proporcionar aos elementos do grupo a experiência de, independentemente da sua idade ou conhecimento, poder ter a experiência única que é estar perante todo o aparato que a gravação de um álbum discográfico exige”.
Passados todos os constrangimentos e a inatividade que a Covid-19 trouxe aos grupos culturais, o coral voltou a meter mãos à obra e conseguiu terminar este trabalho, que foi lançado no sábado em clima de festa, coincidindo com aniversário da fundação deste grupo.
O lançamento decorreu na capela da Medalha Milagrosa, uma igreja com características únicas na região, onde foi possível apreciar esculturas de arte sacra, bem como escutar o seu carrilhão de sinos. Este evento contou também com a presença do grupo coral Canto Veríssimo da Paróquia de Paranhos, no Porto que, entre outros temas, executou também obras de outros trabalhos discográficos do mesmo autor.
Oito anos de Coral Vicentino de Chaves
A 25 de abril de 2015, reuniam-se pela primeira vez na Domus Flávia – Casa dos padres vicentinos em Chaves, diversos elementos dos grupos corais das paróquias confiadas ao cuidado dos sacerdotes da Congregação da Missão, mais conhecidos por padres Vicentinos ou Lazaristas. Esta reunião tinha como principal intuito juntar os elementos dos grupos corais das aldeias para animar musicalmente a celebração anual do Corpo de Deus na cidade de Chaves. A vontade de todos decidiu que esta iniciativa deveria perdurar e amadurecer, de maneira a enriquecer os conhecimentos musicais nas comunidades, dando assim origem ao Coral Vicentino de Chaves. Este grupo tem-se dedicado à divulgação da música litúrgica e da música regional portuguesa por diversos pontos de Portugal e Espanha, sendo já convidado frequente de muitas festividades, encontros e grandes celebrações. O grupo é dirigido desde a sua fundação pelo flaviense maestro Carlos Pires.
Sociedade