A Comunidade de Trabalho Norte de Portugal-Galiza foi distinguida com a medalha de 2023 do Parlamento Galego. A cerimónia de entrega do galardão decorreu no Parlamento Galego, em Santiago de Compostela e em representação do Município de Montalegre, esteve a vice-presidente, Ana Isabel Dias.
Estiveram ainda presentes vários membros do Governo nacional e regional espanhol, assim como o vice-presidente do parlamento português, deputados e responsáveis políticos de zonas fronteiriças. A receber o prémio esteve António Cunha, na qualidade de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A sessão foi ainda abrilhantada com um curto concerto realizado pelos artistas António Zambujo e Uchia que interpretaram várias peças em galego, castelhano e português.
A Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, após diferentes trabalhos prévios, foi constituída em 1991, no Porto. Impulsionada pela Xunta de Galicia e pela CCDR-NORTE, permitiu institucionalizar e intensificar as relações entre as duas regiões com diversas iniciativas transfronteiriças. A Presidência da Comunidade de Trabalho corresponde, alternativamente e com periodicidade bienal, aos presidentes da Xunta de Galicia e da CCDR-NORTE.
A Eurorregião formada pela Galiza e pelo NORTE representa um dos espaços com mais fortes relações sociais, económicas e culturais através das fronteiras, com um grande potencial de oportunidades e desenvolvimento. O território da Eurorregião ocupa uma superfície total de 51 mil quilómetros quadrados e engloba uma população de 6,4 milhões de habitantes.
Desporto