CHAVES: Escola Dr. António Granjo dinamiza segunda mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+
Na semana de 4 a 8 de abril decorreu na cidade de Sassuolo, Itália, a segunda mobilidade do Projeto Erasmus+, de promoção e intervenção ambiental, Responsible Nature Explorers.
A escola italiana Istituto Comprensivo Sassuolo 4 Ovest organizou uma semana cheia de variadíssimas atividades de consciencialização ambiental, visitas culturais e intensa socialização multilinguística. Sassuolo é uma cidade do norte de Itália particularmente conhecida pelo seu clube da séria A, Unione Sportiva Sassuolo Calcio, mas que assume grande preponderância na economia italiana, já que é uma das principais exportadoras da indústria de revestimentos cerâmicos em todo o mundo, com mais de 300 fábricas.
Depois da passagem pela cidade monumental de Bolonha, a equipa portuguesa (constituída pelos alunos João Barreira, Pedro Pereira, José Rodrigues, Lara Gonçalves, Beatriz Brás e Ana Pereira e liderada pelos professores Miguel Almeida, Amadeu Alves e Bárbara Forno) foi calorosamente recebida pelas respetivas famílias de acolhimento italianas. Todos os alunos e professores dos países parceiros de Portugal (ESAG - Chaves), Itália (Sassuolo), Grécia (Efxinoupolis), Polónia (Krosno) e Alemanha (Frankenberg) estiveram envolvidos em diversas ações formativas sobre proteção ambiental, com competições de orientação no parque do Castelo de Montegibbio, trekking no Parque Regional dei Sassi di Roccamalatina, exploração geológica na Reserva Natural Regional Salse di Nirano, plantação de árvores e flora autóctone, prática de desportos ao ar livre e tiro com arco, caça ao tesouro, visita ao Palácio Ducal de Sassuolo e à Praça Garibaldi (ou Piazza piccola) e também ao famoso Museu da Ferrari em Maranello. Uma semana intensa de emoções e aprendizagens onde se destaca a famosa gastronomia local com os seus gnocco fritto, tortellini, tigelle e crescentine e todo o tipo de pizas e massas ao estilo italiano!
Para além do intercâmbio civilizacional e linguístico, todos os intervenientes puderam estreitar amizades, ampliar a sua mundividência e compreender que uma das práticas de vida saudável mais fundamental é a tolerância e respeito pela diversidade cultural do outro.
13/04/2022
Sociedade
. Partilha Facebook