Chaves recebe, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, o segundo Encontro de Ciência Maria Alves Paiva, que terá lugar no Auditório do Centro Cultural de Chaves.
O encontro resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Chaves e tem como objetivo “promover a divulgação de Ciência e a Literacia Científica na comunidade flaviense e transmontana”. Conta com a presença de alguns dos melhores cientistas nacionais, entre os quais Alexandre Quintanilha, Carlos Leal Gomes, João Paiva, Júlio Machado Vaz, Manuel Sobrinho Simões, Zita Martins e Teresa Paiva, numa abordagem de temas científicos relacionados com o quotidiano.
Segundo a autarquia, o concelho flaviense oferece potencial de exploração científica e turístico-cultural dos seus recursos patrimoniais, especialmente evidenciados no notável complexo de viação romana como a Via Augusta XVII, do Itinerário de António sendo uma das Vias Romanas que fazia a ligação entre Bracara Augusta a Astúrica Augusta (Astorga), passando por Aquae Flaviae (Chaves), da qual têm maior destaque a Ponte Romana e o Museu das Termas Romanas, e nas paisagens naturais e patrimónios termal e enogastronómico, partes integrantes deste território.
A Universidade do Minho possui uma reconhecida capacidade científica e técnica sustentada por experiências em projetos de investigação, de valorização e de divulgação de sítios e monumentos arqueológicos e arquitetónicos.
O II Encontro de Ciência Maria Alves Paiva conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.
Sociedade