Chaves comemora centenário da criação do Museu da Região Flaviense


Comemoração integra uma exposição com os arcanus das civilizações precedentes, tertúlia e concerto com a fadista Gisela João.

No próximo dia 6 de outubro, Chaves estará em festa para assinalar o centenário da criação do Museu da Região Flavienses, com um programa que integra um concerto pela fadista Gisela João, uma exposição e uma tertúlia.

As comemorações terão início com a exposição ''100 Anos de Museu numa cidade BiMilenar'', pelas 17h00, no Museu da Região Flaviense, seguida de uma tertúlia onde o mote será o “Museu de Ontem, de Hoje e de Amanhã”. A tertúlia contará com a participação de oradores convidados que irão explorar a temática partindo da publicação em Diário de Governo de 6 de outubro de 1922, do Decreto nº 8410, que determinou a criação do primeiro Museu Regional de Chaves.

O atual Museu da Região Flaviense assume a sua primazia na região do Alto Tâmega e no interior do país, destacando a importância da constante ocupação humana no concelho e na região, como origem do enorme e valioso acervo arqueológico depositado no museu. A exposição que estará patente até abril de 2023 apresenta ao público os últimos achados arqueológicos, os arcanus das civilizações que nos precederam. A exposição promove um percurso que integra períodos desde a pré-história até ao séc. XX, através da visualização de epígrafes, esculturas, peças arqueológicas e multimédia.

À noite, pela 21h30, sobe ao palco do Pavilhão Expoflávia a fadista portuguesa da nova geração Gisela João, para quem ''Fado é sentimento'', um espetáculo de acesso livre, sujeito ao levantamento prévio de bilhete.


04/10/2022

Sociedade


. Partilha Facebook