Cerca de 20 enfermeiros do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) estiveram esta segunda-feira, junto à Unidade Hospitalar de Chaves, em manifestação contra a forma como foi efetuado o pagamento de horas extraordinárias e contra o desaparecimento de horas em “bolsa”.
Estes profissionais de saúde exigem a reposição de horas extraordinárias, que dizem ter sido retiradas da folha de horário pelo CHTMAD e contestam ainda, a forma de pagamento das horas executadas em regime extraordinário.
Perante esta situação, o Conselho de Administração garantiu esta terça-feira à Alto Tâmega TV que, “está interessado em resolver a situação das horas de trabalho dos colaboradores presentes em bolsa de horas” e que nesse sentido, “encontra-se a trabalhar numa solução que permita salvaguardar tanto os interesses dos trabalhados como os da instituição”, disse o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que agrega o Hospital de Vila Real, Chaves e Lamego.
Esta terça-feira realiza-se junto à Unidade de Vila Real mais uma manifestação promovida pelo Sindicato Independente de Todos Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU) que fez uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para revogar este procedimento de criação de uma bolsa de horas que diz não ter sido acordado entre a administração e os trabalhadores.
Ao segundo dia de manifestação, o Sindicato dos Enfermeiros espera sentar-se à mesa com o Conselho de Administração deste hospital e ser ouvido. Se a situação não foi revista, estes profissionais de saúde admitem ameaçar com greves.
Sociedade