Á semelhança de anos anteriores, o Município Valpacense dirige uma parte significativa do seu orçamento para o setor da educação.
Este ano letivo estará disponível mais um autocarro de 30 lugares, no valor aproximado de 125 mil euros, para o circuito escolar, bem como outras atividades desportivas e culturais. A rede de transportes escolares é assegurada pela Câmara Municipal, quer através de autocarros próprios, quer através de parcerias com transportadoras locais.
Este ano também continuará a suportar os encargos referentes aos cadernos de atividades de todos os alunos que se encontrem a frequentar o Agrupamento, num investimento que ronda os 74 mil euros e que reflete o compromisso da autarquia em oferecer uma educação de excelência a todos os seus munícipes.
Com as Atividades de Componente de Apoio à Família, o Município disponibiliza serviços fundamentais. Além do fornecimento de refeições, há prolongamento de horário gratuito nos jardins-de-infância do concelho, visando o apoio às famílias e o bem-estar das crianças.
Neste ano letivo, a autarquia enquanto entidade promotora das AEC’s investe um valor significativo em atividades de enriquecimento curricular pelo que os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho podem usufruir gratuitamente de atividades como Música, Inglês, Atividade física e desportiva e Atividade lúdico-expressiva.
Depois do investimento avultado para a manutenção do parque escolar, nos últimos anos, terão início brevemente obras na EB 2/3 Júlio do Carvalhal, no valor de 300 mil euros, que contemplarão a renovação do campo de jogos, caixilharia, climatização e colocação de painéis fotovoltaicos. Também na escola secundária o investimento rondará os 50 mil euros para a aquisição de equipamento desportivo, remodelação dos laboratórios e instalação de painéis fotovoltaicos.
De salientar, ainda, as 120 bolsas de estudo atribuídas a estudantes do ensino superior, no valor de 500.00€, cujo número aumentou este ano.
A autarquia proporciona ainda outras atividades com as crianças do ensino pré-escolar a frequentar a Piscina Municipal, assegurando o transporte; atividades regulares dinamizadas na Biblioteca Municipal; atribuição do regime de fruta escolar no 1.º ciclo; comemoração do Dia Mundial da Criança, entre muitas outras, também proporcionadas pelo PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
Faz parte também do programa da autarquia a atribuição anual, de Prémios aos melhores alunos do concelho, no término do terceiro ciclo e secundário, no Feriado Municipal, que tem lugar a 6 de Novembro.
O Executivo Municipal deseja a todos os alunos do concelho um excelente ano letivo e votos de muito sucesso.
Sociedade