O Município de Vila Pouca de Aguiar viu aprovada uma candidatura para a abertura de uma nova loja de cidadão, no âmbito de um concurso financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A consignação da obra ao empreiteiro, que obteve uma verba total de 897.286 euros, decorreu esta sexta-feira, 9 de setembro.
A nova Loja do Cidadão de Vila Pouca de Aguiar, inclui a Conservatória, e irá integrar um espaço de Atendimento do Município e receber o Serviço de Finanças, que deixará de funcionar nas atuais instalações.
No ato de formalização da entrega da obra esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, o vereador das obras, Filipe Nascimento, o autarca local Daniel Alves, e ainda alguns responsáveis pela fiscalização e assim como, a empresa que irá realizar os trabalhos.
Segundo a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a candidatura aprovada encontra-se enquadrada ao abrigo do PRR, na sua dimensão Transição Digital, nomeadamente no Desenvolvimento de Projetos no âmbito da reformulação do atendimento dos serviços públicos.
As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito deste aviso terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2023.
Esta estrutura, cuja instalação compete aos municípios em estreita articulação com a AMA, “desempenha um papel fundamental na prestação presencial de vários serviços, alojando entidades da Administração Pública de grande procura num só local”.
Segundo o Governo, até 2026, está prevista a abertura de 20 novas Lojas, 300 Espaços Cidadão e 10 Espaços Móveis.
Sociedade