No âmbito da atividade 3 - Promoção e Acompanhamento de Projetos de Empreendedorismo pertencente ao Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação realizou-se a ação Concurso de Empreendedorismo – “Atreve-te a ser empreendedor”, com o objetivo de favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através do apoio ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo.
Nesta ação foram desenvolvidas atividades que promovem e incentivam a criatividade e a originalidade no desenvolvimento de ideias de negócio e empreendedorismo. Este concurso apresenta-se como uma oportunidade relevante para os desempregados do Concelho de Chaves, destinatários da ação, para desenvolverem competências tendo por base as suas próprias ideias, ambições e objetivos.
O concurso teve a duração de aproximadamente 2 meses e meio, decorrendo de 6 de junho de 2022 a 11 de agosto de 2022 nas instalações da Centro de Estudos da Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Chaves.
A ação desenrolou-se em 4 momentos fulcrais:
- Evento inicial: apresentação do concurso e regulamento;
- Inscrição, submissão de propostas e avaliação;
- Evento intermédio: onde todos as ideias foram apresentadas às técnicas e posteriormente analisadas e selecionadas aquelas ideias que passaram a uma fase final (foram escolhidas 3 ideias);
- Evento final: as 3 ideias finalistas foram apresentadas ao júri, que os pontuou para a obtenção da classificação final.
Parabenizamos os projetos vencedores, pelo seu empenho, motivação e procura continua de conhecimentos importantes na realização dos projetos, ficando atribuídos:
1º lugar: Diogo Justo
2º lugar: Deyvson Lira
3º lugar: N’Namba Oliveira
Os projetos vencedores terão o apoio do nosso júri e da equipa técnica do CLDS no seu desenvolvimento e concretização, destacando que os dois primeiros serão propostos a candidaturas com apoios financeiros e o projeto referente ao terceiro lugar já se encontra numa fase de desenvolvimento para futura abertura.
Agradecemos aos 15 participantes da ação pela sua resiliência e motivação, bem como ao Júri composto por Sabina Rodrigues – Gerente/Contabilista Agência RIO, Rui Vilhena – Gerente do balcão da Caixa Crédito Agrícola de Chaves, Paulo Setas – Empresário e Hélder Pereira – Presidente da Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa, que sem hesitação, aceitaram o nosso convite para participar ativamente nesta atividade.
Sociedade