DESPORTO: Armindo Araújo no pódio Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas


Armindo Araújo e, Skoda Fabia Rally2 Evo, lidera entre os portugueses e é o terceiro classificado absoluto de uma prova onde a dupla espanhola Nil Solans/Marc Marti (VW Polo GTi R5) terminou, ao princípio da tarde deste sábado, o primeiro setor da primeira etapa do Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas na liderança, com uma vantagem de 28.8 segundos face ao estónio Greg Linneman e ao britânico James Morgan, também com um VW Polo GTi R5.

Tal como se previa, os pilotos encontraram as classificativas de terras bastante enlameadas, nem faltando nevoeiro para tornar as condições na estrada ainda mais difíceis – a passagem pelo troço de Vieira do Minho foi cancelada por razões de segurança, devido à falta de uma ambulância 4X4 –, mas nem por isso Solans deixou de impor um ritmo superior ao dos adversários para somar uma margem interessante. Erik Cais perdeu o primeiro lugar com que partira de Fafe no troço de Boticas, baixando ao segundo lugar, mas em Cabeceiras de Basto deu um “toque” que lhe danificou a direção do Ford Fiesta, sofrendo ainda dois furos, acabando por ser forçado a desistir. Quem com isso beneficiou foi o estónio Linnamae para ascender à segunda posição, até porque Armindo Araújo, a destacar-se desde o início da jornada como o português mais rápido, geria o seu desempenho em função do interesse em terminar o dia como melhor do CPR. Mesmo assim, o terceiro lugar absoluto constituía um justo prémio para o andamento evidenciado.

Ricardo Teodósio debateu-se com problemas de transmissão no Hyundai i20 N Rally2 logo no troço de abertura (Boticas) e José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) deu um ligeiro “toque” em Cabeceiras de Basto, acumulando ambos um atraso considerável até à chegada a Fafe. O segundo lugar entre os concorrentes do CPR está na posse da dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), sétima da geral.

Ainda este sábado, os pilotos voltam à estrada para a segunda passagem pelos mesmos troços cronometrados da manhã: Boticas (15,05 km), Cabeceiras de Basto (10,84 km), Vieira do Minho (16,93 km) e Luílhas (11,86 km). O final da jornada está previsto para as 19h25.

No domingo, terceiro e último dia deste Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, haverá mais 8 classificativas: Montim 1 e 2 (8,73 km), Seixoso 1 e 2 (9,97 km), Santa Quitéria 1 e 2 (9,18 km) e Lameirinha 1 e 2 (14,83 km), com a consagração do vencedor, em Fafe, agendada para as 15h47.

 

 

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS PEC 5

1º, Nil Solans/Marc Marti (VW Polo GTi R5), 29m43.9s

2º, Georg Linnamae/James Morgan (VW Polo GTI R5), a 28.8s

3º, Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 34.6

4º, Simone Tempestini/Itu Sergiu (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 1.34.0

5º, Javier Pardo/Adrián Perez (Skoda FAbia Rally Evo), a 1.49.1

6º, Alberto Battistolli/Simone Scattolin (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 1.54.3

7º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.06.4

8º, Norbert Herczig/Igor Bacigal (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.16.8

9º, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20N Rally2), a 3.09.9

10º, Simone Sampedelli/Tania Canton (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3.12.8

 


12/03/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis

Desporto


. Partilha Facebook