Caminhada da Festa do Sol reuniu 500 participantes pelas serras de Boticas
Cerca de 500 participantes participaram no sábado, 20 de junho, em mais uma edição da Caminhada da Festa do Sol organizada pela Associação Celtiberus.
A iniciativa iniciou no Boticas
Parque onde os participantes foram recebidos num ambiente de festa, com
animação musical e pinturas celtas “que ajudaram a criar o espírito da jornada
desde os primeiros momentos”, disse a Associação Celtiberus.
Após a receção, os caminhantes
partiram rumo à aldeia de Vilar, “percorrendo trilhos de grande beleza
paisagística e atravessando alguns dos locais mais emblemáticos da região”. De acordo
com a organização, um dos momentos de destaque “aconteceu na passagem pelo empreendimento turístico Casa da Eira Longa,
onde o calor intenso que se fazia sentir levou alguns participantes a
aproveitar a oportunidade para um mergulho refrescante na piscina,
proporcionando imagens e momentos de descontração que marcaram o percurso”.
Apesar das temperaturas elevadas,
o trajeto foi “cuidadosamente desenhado
para privilegiar zonas de sombra, permitindo aos participantes desfrutar da
caminhada com maior conforto enquanto descobriam a riqueza natural da serra e
das aldeias do concelho”, lê-se numa nota enviada pela associação.
O destino foi Castro do Outeiro
Lesenho, considerado um dos mais importantes testemunhos da ocupação castreja
da região. À chegada, os participantes foram recebidos com música, animação e
um reforço alimentar composto por diversos produtos e iguarias da gastronomia
local.
Ao final da tarde, os
participantes subiram ao topo do Outeiro Lesenho, a cerca de 1.100 metros de
altitude, para assistir ao ‘Pôr do Sol do Guerreiro’. Junto às muralhas
milenares do castro e sob o olhar vigilante da estátua do Guerreiro Galaico,
centenas de pessoas “contemplaram um espetáculo natural de rara beleza, num
cenário que alia história, paisagem e identidade cultural”, apontou ainda a Celtiberus.
O encerramento da iniciativa contou
com um espetáculo que combinou dança, teatro, música e malabarismo.
A sustentabilidade “voltou a
assumir um papel central na organização do evento”, em que “todos os
participantes receberam uma caneca reutilizável, eliminando a utilização de
copos descartáveis ao longo da iniciativa”. Também as marcações do percurso “foram
realizadas com fitas reutilizáveis, removidas imediatamente após a passagem dos
caminhantes, garantindo a preservação da paisagem e evitando a permanência de
resíduos nas serras”.
Segundo a organização, a iniciativa
voltou “a afirmar-se como um dos momentos
mais marcantes do verão barrosão, combinando património, natureza, cultura e
sustentabilidade numa experiência única pelas serras de Boticas”.
O evento foi organizado pela
Associação Celtiberus com o apoio do Município de Boticas, dos Bombeiros
Voluntários de Boticas e da Junta de Freguesia de Vilar e Viveiro.
Fotos: Associação Celtiberus
24/06/2026
Sociedade
. Partilha Facebook



