A associação ACOS - Agricultores do Sul, com sede em Beja, está a participar numa campanha solidária de recolha de alimentos para os animais dos produtores pecuários afetados pelos grandes incêndios de Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Segundo esta associação, os agricultores que queiram “ajudar os seus pares que foram vítimas dos incêndios podem contribuir com a entrega de palha, feno e concentrados para alimentação animal”. Depois de reunidos todos os contributos, dos agricultores e também associados da ACOS, a associação organiza “o envio dos donativos para os respetivos concelhos”.
A campanha, despoletada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), está em fase de arranque, e de acordo com a ACOS, “espera-se uma adesão próxima à campanha de recolha realizada em 2017, visto que os agricultores do sul também estão a atravessar um período difícil, devido à seca, contudo têm sempre presente o espírito de partilha”, referiu a ACOS à Alto Tâmega TV.
“Os agricultores que pretendam contribuir deverão entrar em contacto com a ACOS para o agendamento das entregas”, refere a associação.
O incêndio que deflagrou em Murça e chegou aos concelhos de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar destruiu áreas de floresta, castanheiros, olival, vinha, apiários, áreas de pastagem, instalações agrícolas e as reservas alimentares existentes para animais de raças autóctones.
Sociedade