A 1.ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior arranca na próxima segunda-feira, 25 de julho, com 53 640 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas para os concursos locais, num número total de 54361 vagas, o que representa um aumento de 2.6% face ao número de vagas inicialmente disponibilizadas no ano anterior, revela a Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
Segundo a DGES o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 3.8% quando comparado com as vagas inicialmente fixadas ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 2.5%.
A Escola Superior de Hotelaria e Bem-estar em Chaves, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), irá disponibilizar já neste Concurso de Acesso ao Ensino Superior , 25 vagas para a Licenciatura em Fisioterapia.
Os cursos para a formação de professores são dos que mais aumentam a oferta este ano, que no próximo ano vão poder receber mais ''caloiros'' para um total de 855 vagas, mais 56 comparativamente ao ano anterior e um aumento de 7%.
Além dos cursos de Educação Básica, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca também a criação de 22 cursos novos nas chamadas áreas ''STEAM'' (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
No total, essas licenciaturas representam 642 vagas, a maioria das quais em Lisboa e Porto, havendo ainda outros 35 novos cursos para a formação noutras áreas, como Turismo, Gestão ou Saúde, que totalizam mais 1045 vagas.
À semelhança dos anos anteriores, há também um reforço nos cursos ligados às competências digitais, que vão contar com um aumento de 3,6% para o próximo ano letivo, e nos cursos mais procurados por alunos de excelência.
Sociedade