A
competição com sede em Fafe, a catedral por excelência dos ralis portugueses, e
que nesta edição volta a estender-se às regiões de Felgueiras, Vieira do Minho,
Cabeceiras de Basto e de Boticas, tem vindo, nos dois últimos anos, desde que
passou a integrar o calendário do Campeonato da Europa, a consolidar a sua
posição. E agora, com um total de 73 equipas no arranque de uma nova temporada
do FIA ERC, afirma-se cada vez mais como uma referência no ano em que esta
série internacional passa a ter um novo promotor – a WRC Promoter sucede à
EuroSport Events –, que é o mesmo do Campeonato do Mundo de Ralis. Esta mudança
significa que o Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas será o
primeiro esta época, no âmbito do FIA ERC, a dispor de uma projeção mediática,
sobretudo a nível de transmissões televisivas em direto no decurso da prova, em
moldes muitos semelhantes ao que a estrutura daquela empresa produz em cada
prova do Mundial.
O
interesse mediático desta edição 2022 está a alcançar níveis sem precedentes e
o número de pedidos de acreditação Media já superou a centena e meia. “Estão
reunidas todas as condições para que este Rally Serras de
Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas alcance a maior projeção de sempre, em
termos mediáticos e não só, tanto a nível nacional como internacional.
Apresentar uma lista de 73 inscritos, que se distingue pela quantidade e
qualidade dos intervenientes, é para nós motivo de orgulho e uma espécie de
recompensa face ao trabalho desenvolvido nos dois anos anteriores, muito
complicados devido à pandemia. A verdade, porém, é que as equipas e os pilotos
adoram as classificativas desta vasta região que dispõem de condições naturais
fantásticas para os ralis. Creio que montámos uma prova interessante no plano
desportivo e que vai ser do agrado de todos”, declarou Carlos Cruz, presidente
do Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, responsável pela
organização.
O
Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas tem início na noite do dia
11 (sexta-feira), com a disputa de uma super-especial (1,43 km) no centro da
cidade de Fafe, a partir das 21h08. No dia seguinte, sábado (12 março), os
pilotos começam bem cedo (7H20) as duas passagens pelas classificativas de
Boticas (15,05 km), Cabeceiras de Basto (10,84 km), Vieira do Minho (16,93 km)
e Luílhas (11,86 km), terminando a jornada pelas 19h25, em Fafe.
No
domingo, último dia de prova, o programa tem início às 7h20, englobando duas
passagens pelas classificativas de Montim (8,73 km), Seixoso (9,97 km), Santa
Quitéria (9,18 km) e a “clássica” Lameirinha (14,83 km), que a partir das 15h08
será a “power stage” do rali, cujo final em Fafe (Praça Mártires do Fascismo)
está agendado para as 15h47.
Desporto