Bombeiros Voluntários de Salto antecipam eleições após acordo em processo judicial


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, vai realizar antecipadamente o seu ato eleitoral, no dia 12 de julho de 2026, na sequência de um acordo alcançado no âmbito de um processo judicial cível interposto pelo antigo presidente da direção, anunciou esta quarta-feira a instituição.

Em comunicado, a associação refere que o acordo foi alcançado no processo cujo julgamento estava agendado para esta quarta-feira e que tem como autor o associado Alberto Martins Fernandes, ex-presidente da direção. A instituição destacou que a solução encontrada visa “a paz associativa” e a salvaguarda do “superior interesse institucional”.

Segundo a direção, presidida por Valentim dos Santos, a decisão de aceitar uma solução consensual foi orientada pela necessidade de garantir “a estabilidade e o regular funcionamento da Instituição”, bem como “a tranquilidade interna, o bem-estar dos Associados e a continuidade da missão essencial da Associação junto da comunidade”.

No mesmo comunicado, a direção esclarece que o entendimento alcançado “não configura reconhecimento de qualquer assunção de irregularidades da Direção”, nem a aceitação de outras pretensões, tratando-se antes de “um ato de responsabilidade e liderança da Direção, em defesa do prestígio, unidade, da missão e da causa humanitária da Associação”.

O ato eleitoral ficou agendado para o dia 12 de julho de 2026, data em que serão conhecidos os novos órgãos diretivos. 

Sara Esteves
Foto: Bombeiros Voluntários de Salto


28/01/2026

Sociedade


. Partilha Facebook