No concelho de Montalegre, a medida abrange todas as escolas do Agrupamento Dr. Bento da Cruz, o Centro Escolar de Montalegre e o CACI da CERCIMONT. Segundo a autarquia, a decisão foi tomada “tendo em consideração a análise das condições climatéricas, com possibilidade de agravamento”, considerando-se “prudente a antecipação do transporte escolar”.
“A evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência pela Proteção Civil Municipal”, refere o município de Montalegre em nota divulgada à população.
Já no concelho de Boticas, o transporte escolar foi igualmente antecipado para alguns alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, nomeadamente nos circuitos de Alturas do Barroso, Couto de Dornelas e Covas do Barroso, com regresso a casa a partir das 12h30.
A Proteção Civil Municipal de Boticas indicou que “a evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência”, acrescentando que as equipas se encontram no terreno a garantir a limpeza e remoção de neve das vias principais, de forma a assegurar a circulação automóvel em segurança.
O distrito de Vila Real encontra-se sob aviso laranja, devido à previsão de queda de neve acima dos 600 a 800 metros de altitude, bem como por vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Foram ainda emitidos avisos amarelos por precipitação e vento.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para um agravamento significativo das condições meteorológicas na região transmontana ao longo das próximas 48 a 72 horas, podendo persistir constrangimentos, nomeadamente ao nível do transporte escolar.
As autoridades apelam à atenção redobrada da população, recomendando o acompanhamento das informações oficiais e a adoção de comportamentos preventivos, sobretudo nas deslocações.
Sara Esteves
Sociedade
