Dez alunos da Escola Secundária Dr. António Granjo vivem semana em Overpelt na Bélgica
Na semana de 3 a 7 de novembro, 10 alunos da Escola Secundária Dr. António Granjo, em Chaves acompanhados pelos professores Miguel Almeida e Ana Barroso reuniram-se em Overpelt, Bélgica, para a primeira mobilidade educativa e cultural, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2025-1-PT01-KA122-SCH-000341340, “From Screens to Green - balancing digital and outdoor learning”.
A semana foi organizada pelo grupo de escola Wico Campus Overpelt e
combinou atividades pedagógicas, workshops criativos e visitas culturais, “promovendo a interculturalidade e o trabalho
colaborativo entre jovens parceiros belgas, portugueses (Chaves) e espanhóis (Elche)”,
disse o professor e coordenador Miguel Almeida.
“As famílias de
acolhimento belgas fizeram questão de nos receber no Aeroporto de Eindhoven
(Países Baixos) e nos transportar para as suas residências na simpática cidade
rural de Overpelt, região da Flandres, norte da Bélgica. As belas planas paisagens
campestres e as temperaturas amenas outonais sem chuva foram o palco perfeito
para uma semana cheia de aventuras, aprendizagens e experiências
enriquecedoras. A mobilidade começou logo no domingo, com
atividades e convívio em ambiente familiar, num primeiro
contacto com a cultura e o modo de vida belgas”, destacou ainda Miguel Almeida.
Na segunda-feira, o grupo
reuniu-se na escola para a sessão de boas-vindas,
com uma introdução aos países participantes, uma visita guiada à escola e à cidade de Pelt e um almoço de convívio. Seguiram-se várias atividades de
socialização, integração e dinâmicas de grupo, ice-breaking. A escola belga integra um complexo de edifícios
centenários e outros com instalações “modernas
e eficazmente” equipados para as diferentes metodologias e áreas
disciplinares que oferece: desde as Ciências, Artes e Humanidades. Segundo a
Secundária Dr. António Granjo, o primeiro impacto foi para o aglomerado de
centenas de bicicletas no interior da escola, que são o meio de transporte
regular de alunos professores e população em geral. Os alunos flavienses “puderam vivenciar essa rotina, acompanhando
de bicicleta diariamente os parceiros belgas de casa para a escola e para outros
locais da cidade”. À tarde, as atividades centraram-se no team building,
através de jogos e desafios no pavilhão desportivo, “promovendo o espírito de grupo, a cooperação e o entendimento
intercultural”. O final do dia foi livre, dando tempo para os alunos
conviverem com as famílias anfitriãs e partilharem as primeiras impressões. O
dia seguinte “proporcionou um grande
desafio, sobretudo para os alunos estrangeiros menos habituados ao ciclismo em
trilhos rurais, de mais de 30 quilómetros pelas magníficas paisagens do bosque do Sahara Lommel, uma reserva ambiental protegida.
O contacto com a natureza, aliado à prática de atividade física, proporcionou
momentos de descontração e descoberta ambiental”, lê-se ainda na nota
enviada pela escola de Chaves. Depois do almoço, os estudantes visitaram uma quinta local de produção de leite, conhecendo de perto o
funcionamento das atividades agrícolas e o papel da sustentabilidade no
quotidiano belga. Na quarta-feira, o
dia começou com o regresso à escola e uma manhã
dedicada às aulas e workshops criativos, como poesia, línguas e
arte. Enquanto os alunos belgas assistiam às suas aulas, os convidados tiveram
oportunidade de explorar diferentes expressões culturais e de participar em
atividades colaborativas. Ao final do dia, houve uma sessão de relaxamento, convívio e dança multiculturais na escola,
com espaço para os pais trocarem experiências num “parents’ café”, criando um ambiente de diálogo e intercâmbio
cultural.
O dia seguinte foi dedicado à descoberta da cidade de Antuérpia.
O grupo partiu de manhã cedo de comboio e participou num “city game” com desafios de orientação, estratégias de catalogação e
identificação de espécies e habitats locais, uma atividade
lúdica que combinou ambiente, cultura, história e trabalho de equipa. Após o
almoço, visitaram o MAS - Museu aan de
Stroom, considerado um ícone cultural da cidade, “onde puderam apreciar exposições interativas e vistas panorâmicas. O
dia terminou com um jantar convívio de gastronomia local, com muitos waffles e
chocolate belga”.
No
penúltimo dia, os participantes concentraram-se na preparação e realização do MINI COP Debate, uma simulação de conferência
internacional sobre alterações climáticas. A atividade desafiou os alunos a
assumir o papel de representantes de diferentes países, “debatendo soluções sustentáveis e desenvolvendo competências” de
argumentação, negociação e comunicação em inglês. O dia terminou com uma festa de despedida, onde não faltaram as tradicionais batatas fritas belgas e boa disposição.
O sábado marcou o fim de uma semana “intensa e inesquecível. Houve abraços, trocas de contactos e promessas
de reencontro. Os grupos regressaram aos seus países, levando consigo memórias
fortes de amizade, cooperação e crescimento pessoal”.
Durante
toda a semana, os alunos “viveram uma experiência enriquecedora: aprenderam sobre cultura, sustentabilidade e cidadania europeia,
melhoraram o seu inglês e, acima de tudo, descobriram o valor da empatia, da
curiosidade e do espírito de partilha”, explica a Escola Secundária Dr. António
Granjo.
14/11/2025
Sociedade
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