Leitura com uma nova paragem no recinto da Secundária Dr. António Granjo


O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo em Chaves inaugurou na quarta-feira, 29 de outubro, no recinto da Escola Secundária, a "Paragem da Leitura", um novo espaço dedicado à promoção da leitura para os alunos desta escola secundária.

Os alunos da Escola Secundária Dr. António Granjo contam com um novo ponto de acesso à leitura. A "Paragem da Leitura” pretende incutir nos estudantes hábitos de leitura e fazer com que se libertem dos telemóveis nos períodos de pausas letivas.

“A ideia é que os alunos, quando não têm aulas ou estão em intervalo possam usar esta paragem que nos foi fornecida pela Câmara Municipal. A autarquia substituiu paragens antigas e tinham esta e forneceu-nos. A escola colocou um banco e tem um armário com livros, jornais e revistas. Os alunos podem ler e consultar os livros e é uma forma de incentivá-lo à leitura”, disse a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.

Ana Paula Carvalho fala também no facto deste espaço “vir a fazer com que os alunos se libertem um bocadinho dos telemóveis e não fiquem tão fixos nesses aparelhos nos intervalos”.

A diretora recorda que com a nova legislação do Ministério da Educação, no segundo ciclo os telemóveis são proibidos na escola, mas no terceiro ciclo e ensino secundário apenas são proibidos no interior da sala de aula, pelo que este agrupamento pretende, “incentivar os alunos a utilizarem o menos possível os telemóveis nos intervalos. Esta é uma das motivações para eles tentarem libertar-se um bocadinho dos telemóveis e também aproveitarem para ler”, realça Ana Paula Carvalho.

A “Paragem da Leitura” promovida pelo Grupo de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo e o Serviço de Mediação e Intervenção Social foi instalada num espaço central do recinto escolar, decorado com cores apelativas convidando à permanência e à partilha de livros. O projeto contou com a colaboração da comunidade escolar, desde professores, alunos e assistentes operacionais, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, responsável pela doação da tabuleta identificativa, e de uma empresa de construção civil, do concelho de Chaves, que contribuiu com o armário onde os livros estão disponíveis.

“A ideia foi partilhada e contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que colaborou connosco fornecendo-nos um poste onde está a identificar a biblioteca e os Anteros um armário. Também os professores de educação visual, nomeadamente a professora Ana Bessa fez um projeto para embelezar a paragem, em conjunto com os alunos, e alguns funcionários que montaram e pintaram a paragem”, realçou.

A "Paragem da Leitura" foi inaugurada na quarta-feira, 29 de outubro, no recinto da Escola Secundária Dr. António Granjo. A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Maritza Dias, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

Sara Esteves

Fotos: DR



30/10/2025

Cultura


. Partilha Facebook