Para estas eleições de 2025, o Partido Socialista (PS) apostou em Nuno Vaz. Marcelo Delgado encabeça a coligação Chaves Mais que une três forças políticas: PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal. O Movimento Independente Plano C aposta em John Alves, o Chega em Manuela Tender e a CDU em Manuel Cunha.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS, com Nuno Vaz, ganhou as eleições para o município em 2021 com 54,55% dos votos, reunindo as preferências de 12.989 eleitores e obtendo quatro mandatos. O PSD conseguiu três mandatos, correspondentes a 8.674 votos (36,43%) e a CDU ficou em terceiro lugar com 760 votos (3,19%).
No concelho de Boticas existem 7 422 eleitores. Para estas eleições de 2025, o PSD apostou em Guilherme Pires. Isabel Cabral encabeça a lista do Chega e José Fernandes da CDU.
Já em Montalegre, o PS escolheu Fátima Fernandes e a Coligação ‘Renovar Montalegre Honrar Barroso’ que une duas forças políticas: PSD e CDS-PP, apostou em José Rodrigues. O Movimento Cidadão de Montalegre optou por Vítor Afonso, o Chega por Jorge Nogueira e a CDU em Manuel Rodrigues.
Ribeira de Pena tem como candidatos à autarquia: João Noronha pelo Partido Socialista, Carla Costa pelo PSD, Marta Jesus pelo Chega e Amadeu Silva pela CDU.
Em Valpaços concorre Jorge Mata Pires pelo PSD, António Coroado pelo PS, Susete Cardoso pelo Chega e ainda Armando Branquinho pela CDU.
No concelho de Vila Pouca de Aguiar o Partido Social Democrata (PSD) aposta em Ana Rita Dias. Borges Machado encabeça a lista do Partido Socialista (PS). O Movimento Aguiarense Independente (MAI) aposta em José Diegas, o Chega em Jéssica Cruz e a CDU em Sónia Macedo.
As eleições autárquicas destinam-se a eleger os executivos e as Assembleias Municipais de 308 municípios. Serão também eleitas 3259 Assembleias de Freguesia, mais 167 do que nas últimas autárquicas, devido à reposição de 302 freguesias agregadas em 2012, por desagregação de 135 uniões de freguesia.
No território continental e no arquipélago da Madeira, é possível votar das 08h00 e até às 19 horas. Relativamente ao Açores, as urnas fecham às 19h00 (20h00 de Lisboa).
Política