Arranca hoje a operação “Censos Sénior 2025” da GNR, que procura sinalizar idosos sozinhos ou isolados


A operação “Censos Sénior 2025”, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), arranca hoje, dia 1 de outubro, e acaba no dia 16 de novembro, tendo como objetivo sinalizar idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, assim como em situação de vulnerabilidade.

Esta operação, realizada pela primeira vez em 2011, pretende, de acordo com a GNR, garantir “um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança”.

 

Com arranque hoje, dia 1 de outubro, esta iniciativa decorrerá em simultâneo com a celebração do Dia Internacional do Idoso, e contará com 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos “por Portugal continental, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais”, que irão privilegiar a proximidade junto da população “idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas”.

 

Segundo informa a GNR, esta operação busca alertar a população para os “comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

 

Na edição anterior da operação “Censos Sénior 2025”, a GNR sinalizou 42 873 idosos que viviam “sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade”, sendo 5143 do distrito de Vila Real, o segundo com maior registo.

De 1 de outubro a 16 de novembro, a Guarda promete que esta operação de 2025 será “prolongada e reforçada, fortalecendo o empenho da Guarda em proteger e apoiar esta franja da população”, com foco nos seguintes temas: “Alertar para os riscos de violência, burlas e furtos em residências”, “Combater o isolamento social”, “Identificar cuidadores informais” e “Capacitar os mesmos para uma utilização mais segura da internet”.

Foto: GNR

01/10/2025

Sociedade


. Partilha Facebook