Militar da GNR e escritor flaviense doa parte das vendas do seu novo livro aos bombeiros de Chaves


Nuno Vilaranda, escritor flaviense e militar da Guarda Nacional Republicana (GNR), doa parte das vendas do seu novo livro a duas corporações do concelho de Chaves.

Nuno Vilaranda, escritor flaviense e militar da Guarda Nacional Republicana (GNR), doa parte das vendas do seu novo livro a duas corporações do concelho de Chaves.

O flaviense e presidente da Associação Viver+ vai doar dois euros por cada exemplar vendido do seu novo livro infantil, “O Velocidades, o Cadeirinhas e os seus Sete Amigos – o regresso pela Nacional 2”, à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves (BVSP Chaves).

“Os objetivos para o projeto estão a ser alcançados e, acima de tudo, superados. Estava previsto doarem 500 livros, mas, a campanha de apoios está a superar expectativas e já estão reservados mais de 1000 livros para oferta ao longo da Nacional 2”, disse Nuno Vilaranda que reuniu com os presidentes das duas associações, Anselmo Martins e Carlos Penas.

“Este contributo é a minha forma de homenagear e apoiar quem tantas vezes coloca a vida em risco para salvar a dos outros. O gesto é simbólico, mas é também um apelo a que todos reconheçamos o papel vital dos bombeiros nas nossas comunidades. Infelizmente não posso oferecer a todas as corporações, mas que este gesto simbólico sirva para incentivar inspirar outros a fazerem o mesmo”, realçou o escritor flaviense, citado em comunicado.

O autor e mentor do projeto ‘Pedalar com Confiança! Viver + Consciencialização e Segurança’ agradeceu pelo “trabalho incansável” de homens e mulheres que se encontram na linha da frente no combate a incêndios, acidentes rodoviários e outras emergências.

O livro que Nuno Vilaranda terminou de escrever e ilustrar na cidade de Chaves, durante as suas férias na cidade, será apresentado oficialmente no dia 3 de outubro de 2025, no Museu Nadir Afonso, em Chaves, momento que marcará o arranque simbólico da campanha nacional. A partir do dia seguinte, um grupo de militares da GNR do Comando Territorial da GNR de Évora percorrerá de bicicleta a Estrada Nacional 2, entre Chaves e Faro, numa ação de sensibilização pela segurança rodoviária dirigida a toda a população, com particular atenção a crianças e jovens.

‘Pedalar com Confiança! Viver + Consciencialização e Segurança’ terá lugar entre 4 e 10 de outubro de 2025.

Sara Esteves

Foto: DR


28/08/2025

Sociedade


. Partilha Facebook