Ana Rita Dias é candidata à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar pelo PSD


A candidatura de Ana Rita Dias à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar nas eleições autárquicas de 2025, pelo Partido Social-Democrata (PSD), foi tornada pública na quinta-feira, dia 26 de junho, através das suas redes sociais.

Ana Rita Dias tem 45 anos, é advogada de profissão e foi, nos três últimos mandatos, vice-presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, assumindo a presidência em março de 2024, depois do social democrata Alberto Machado ter sido eleito deputado na Assembleia da República, pelo círculo de Vila Real, na anterior legislatura.

Na sua candidatura, Ana Rita Dias promete um “compromisso com um concelho mais dinâmico, próximo das pessoas, transparente, sustentável e que valoriza todas as freguesias”. Acrescenta, citada no comunicado emitido pela mesma, que o faz “com sentido de responsabilidade e por amor à sua terra”.

Baseando a sua estratégia nas pessoas, fazem ainda parte dos seus objetivos “fazer crescer o concelho, tornando-o numa referência em qualidade de vida, no desenvolvimento e na inovação”. Ana Rita Dias afirma ainda que as áreas alvo de apostas políticas irão incluir a “valorização dos jovens, o apoio aos idosos, o fortalecimento da edução, o desenvolvimento económico, a promoção do turismo e da sustentabilidade”.

Recorde-se que Ana Rita Dias assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar em março de 2024, sendo na altura vice-presidente, uma vez que Alberto Machado assumiu o cargo de deputado da Assembleia da República.

Numa carta aberta dirigida ao líder nacional do PSD, Luís Montenegro, e ao Secretário-Geral do Partido, Hugo Soares, o presidente da concelhia social-democrata de Vila Pouca de Aguiar, José Diegas, contestou a escolha de Ana Rita Dias e anunciou que vai requerer a impugnação da decisão ao conselho de jurisdição nacional.

O nome de José Diegas para candidato à Câmara de Vila Pouca de Aguiar foi aprovado pela concelhia e distrital de Vila Real do PSD, no entanto, a escolha da nacional do partido recaiu sobre Ana Rita Dias.

Em 2021, neste concelho, o PSD ganhou as eleições autárquicas com 5.681 votos (64,95%) e cinco mandatos, enquanto o PS conseguiu 2.312 votos (26,43%) e dois mandatos. Nas autárquicas de 2025 em Vila Pouca de Aguiar já foi apresentado outro candidato à Câmara Municipal, Manuel Borges Machado, pelo Partido Socialista (PS).

As eleições autárquicas devem realizar-se entre o final de setembro e o início de outubro.

 

Ângela Vermelho

Foto: Carlos Daniel Morais


27/06/2025

Política


. Partilha Facebook