Vila Pouca de Aguiar instala desfibrilhadores em seis equipamentos públicos


Vários equipamentos públicos em Vila Pouca de Aguiar estão agora equipados com desfibrilhadores automáticos, resultado de um investimento de 10 mil euros.

Vários equipamentos públicos no concelho de Vila Pouca de Aguiar estão agora equipados com desfibrilhadores automáticos, resultado de um investimento de 10 mil euros, divulgou na quinta feira a Câmara Municipal.

Segundo o município, os desfibrilhadores automáticos foram instalados no Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar e no ginásio localizado entre as escolas. Em Pedras Salgadas foi montado na unidade de saúde, na escola e no campo de futebol. Também a unidade de saúde em Campo de Jales recebeu um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

A desfibrilhação consiste na aplicação de uma corrente elétrica numa vítima em paragem cardiorrespiratória através de um desfibrilhador automático externo, tendo como objetivo reverter a paragem cardíaca. Em consequência, o coração volta a contrair e bombear sangue para o corpo, nomeadamente, para o cérebro e coração.

Em nota publicada, a autarquia explica que “qualquer pessoa pode ligar para o número do DAE e automaticamente são chamados os socorristas validados para utilizar o Desfibrilhador Automático Externo. O município deixa ainda alguns passos básicos como: Ligar o equipamento através do botão On/Off ; Remover a roupa de forma a expor o tórax da vítima ; Colocar as placas autoadesivas no tórax da vítima; de acordo com a imagem que está nas placas ; Ligar as placas ao desfibrilhador automático externo através do conector ; Seguir as instruções sonoras ou visuais do desfibrilhador automático externo ; Assegurar-se que ninguém toca na vítima durante a análise do ritmo cardíaco pelo desfibrilhador automático externo.

“Seguir as instruções emitidas pelo desfibrilhador automático externo se o choque está indicado deve administrar o choque e recomeçar de imediato as compressões contínuas. Se o choque não está indicado, deve recomeçar de imediato as compressões e continuar com as compressões durante 2 minutos. Decorrido esse tempo, o desfibrilhador irá recomeçar uma nova análise de ritmo. Se não estiver sozinho, troque a posição de compressões com a outra pessoa após cada análise (2 minutos), para evitar que fique exausto”.

Nas áreas municipais de saúde, educação e desporto há cerca de quarenta operacionais com formação em Desfibrilhador Automático Externo.

 Sara Esteves

Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar


27/09/2024

Sociedade


. Partilha Facebook