Casa cheia na estreia da segunda fase do projeto “Nove Aldeias, Um Povo”


O Auditório do Centro Cultural de Chaves acolheu na noite de sexta-feira, 06 de setembro, o primeiro concerto da segunda fase do projeto “Nove Aldeias, Um Povo”, com casa cheia.

Foram muitos os que não quiseram perder a viagem que retrata através da música, a infância, o povo transmontano, as suas aldeias, o património natural e cultural da região do Alto Tâmega e a sua comunidade.

Sob o comando do maestro Luciano Pereira, a Banda Musical de Loivos, o Coro Comunitário “9A1P”, assim como o coro infantil, surpreenderam o público com a apresentação de composições originais, criadas por jovens compositores e compositores emergentes, expondo o trabalho que tem sido desenvolvido desde 2023.

O projeto “Nove Aldeias, Um Povo” procura “fomentar a união entre nove aldeias da região do Alto Tâmega através da música, cultura e coesão comunitária, dando oportunidade para que os talentos musicais locais se destaquem enquanto se promove a identidade e as tradições das populações, através da apresentação de seis obras originais inspiradas em cada uma das freguesias participantes”.

Este projeto social e cultural uniu 150 músicos e cantores dos dois concelhos vizinhos, com a finalidade de combater o isolamento social e divulgar os costumes e tradições transmontanas.

Promovido por esta Banda Filarmónica, o espetáculo conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGARTES), os Municípios de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, a Junta de Freguesias de Loivos e Póvoa de Agrações, a Freguesia Sabroso de Aguiar, a Freguesia Bornes de Aguiar, a Freguesia de Oura, a Freguesia de Vilar De Nantes e a Junta de Freguesia de Vidago.

O próximo concerto do projeto “Nove Aldeias, Um Povo” está agendado para Verín, em Espanha.

Texto e Fotos: Sara Esteves

 


09/09/2024

Cultura


. Partilha Facebook