Pavilhão Expoflávia sofre obras para acolher aulas da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar


As obras de adaptação do Pavilhão Expoflávia deverão ser inauguradas a 19 de setembro.

A Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar (ESH) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a funcionar no antigo Magistério, vai passar a dispor de seis salas de aula e um ginásio de Fisioterapia, criadas numa solução modular no Pavilhão Multiusos Expoflávia, essencialmente direcionadas ao curso de Fisioterapia.

Para o desenvolvimento da atividade pedagógica foram realizadas obras de adaptação das instalações do pavilhão Expoflávia, de modo a acolher a instalação provisória de salas, no piso do rés-do-chão. O edifício é constituído por dois pisos sendo que, no primeiro está sediada a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT).

Segundo o caderno de encargos, o preço base do procedimento sem iva é de 214.500 euros.

As obras realizadas neste pavilhão do município de Chaves deverão ser inauguradas a 19 de setembro.

A Escola Superior de Hotelaria e Bem-estar, com licenciaturas em Fisioterapia e Direção e Gestão Hoteleira, foi criada em 2022 e tem funcionado provisoriamente, entre as instalações da Escola Profissional de Chaves, o Balneário Pedagógico de Investigação e de Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago e também nas instalações do Laboratório Colaborativo AQUAVALOR.

Na freguesia de Outeiro Seco, no concelho de Chaves, decorre a obra de construção da residência de estudantes, com capacidade para albergar 120 alunos do ensino superior, e do Campus Universitário da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar. A infraestrutura, com um investimento superior a cinco milhões de euros (ME), está a ser construída num terreno cedido pela autarquia flaviense, na ligação da Zona Industrial do Alto da Cocanha à freguesia.

O AquaResidence resulta de uma candidatura do Instituto Politécnico de Bragança no âmbito do Plano Nacional de Alojamento Estudantil, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 4,5 ME.

A nova residência de estudantes em Chaves permitirá responder, em parte àquilo, que são as necessidades habitacionais para os estudantes do Ensino Superior.

De acordo com o IPB, “os edifícios serão caracterizados por recorrer a soluções construtivas inovadoras e serão dotados de elevada eficiência energética e ambiental, proporcionando altos padrões de conforto”.

A obra em Chaves arrancou a 11 de março deste ano e prevê-se que esteja concluída em junho de 2025.

Texto e Foto: Sara Esteves

 


05/09/2024

Sociedade


. Partilha Facebook