Deputado Fernando Queiroga debate com jovens de Vidago a importância da literacia financeira


O deputado Fernando Queiroga, da Aliança Democrática (AD), eleito pelo círculo de Vila Real, deslocou-se às escolas do Agrupamento Fernão de Magalhães, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens.

Na EB Vidago, esclareceu os jovens ‘deputados escolares’ sobre a vida de deputado e o papel e funcionamento da Assembleia da República. Fernando Queiroga auxiliou os alunos na discussão e debate sobre o tema “Literacia financeira: os jovens contam”, proposto para este ano letivo. O deputado social democrata apresentou conceitos e ideias e reforçou ainda “a importância de melhorar a literacia financeira para um futuro individual e coletivo mais bem-sucedido”, referiu o Agrupamento numa nota enviada.

Os alunos de cada lista apresentaram as suas medidas perante o deputado, que realizou uma “crítica construtiva”, no sentido de gerar melhoria nos projetos apresentados e nas competências de comunicação, lê-se ainda na mesma nota.

“Para muitos alunos foi a primeira vez que tiveram de se ‘expor’ perante uma personalidade e enfrentar uma plateia fazendo uma apresentação”. A iniciativa procurou “melhorar a capacidade de comunicação e argumentativa dos alunos” que se apresentaram e enfrentarem os deputados escolares da lista oposta na Sessão Escolar que decorreu a 14 de janeiro.

Neste dia foram debatidas e discutidas as medidas apresentadas por cada lista, aprovado o Projeto de Recomendação da Escola à Sessão Distrital, eleitos os deputados que vão representar a escola e o Agrupamento na sessão distrital e proposto tema a ser sujeito a votação para o próximo ano letivo.

O Projeto de Recomendação aprovado contempla três medidas: “Criação de campeonato nacional interescolas de literacia financeira; Criação de programa anual de mininegócios, por turma e de um Projeto nacional imersivo de simulação financeira”, refere ainda este agrupamento escolar.

Leonor Gonçalves, Lara Sousa e Francisca Portal foram as deputadas escolares eleitas e irão debater com as congéneres das outras escolas do distrito e aprovar o Projeto de Recomendação do Círculo de Vila Real. As três terão a possibilidade de representar o distrito na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em Lisboa.


20/01/2026

Sociedade


. Partilha Facebook