Eurocidade passa a contar com uma plataforma online de apoio ao eurocidadão


A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, conta com uma plataforma online onde se incluem informações e recomendações para quem vai trabalhar, estudar, residir ou viajar no território transfronteiriço constituído pelos dois municípios de Chaves e Verín, disse hoje esta entidade.

Com esta plataforma, esta Eurocidade afirma que alarga os serviços do Crossborder InfoPoint (Ponto de informação Transfronteiriço), localizado na sede da AECT.

“O objetivo do Crossborder InfoPoint (CBIP) é fornecer informação sobre a Eurocidade e os municípios que a constituem, assim como outros tipos de informações de carácter transfronteiriço tais como: apoio a empresas, emprego e atividades relevantes para o cidadão da Eurocidade. Este serviço transfronteiriço vê-se assim ampliado por esta ferramenta online”, refere a AECT, através de um comunicado.

O CBIP e a nova plataforma, que incluiu pesquisa com ajuda da inteligência artificial, visam “reforçar a mobilidade e o mercado de trabalho no espaço transfronteiriço, orientando os cidadãos no seu dia a dia em diferentes áreas”, explica a Eurocidade Chaves-Verín.

A plataforma online do Crossborder InfoPoint (CBIP) foi uma ação desenvolvida pelo projeto EUROCIDADE 2030, cofinanciado pela União Europeia através do Programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

 

Sara Esteves

Foto: AECT


27/08/2025

Sociedade


. Partilha Facebook