Academia Gastronómica e Cultural da Micologia elege novos órgãos sociais


A Academia Gastronómica e Cultural da Micologia de Vila Pouca de Aguiar elegeu no sábado, 14 de fevereiro, os novos órgãos sociais para o triénio 2026-2029, durante reunião em Capítulo.

Após sufrágio por votação secreta, de acordo com os respetivos Estatutos, foram eleitos para o Capítulo, Domingos Manuel Pinto Batista Dias para Mestre Principal. José Borges Rebelo foi eleito Primeiro Mestre e Carlos Alberto da Costa Pinto como Segundo Mestre. Já António Machado Pinto e Virgílio Manuel Gonçalves Ferreira foram eleitos terceiro e quarto Mestres, respetivamente.

Para a Chancelaria, António Pedro Santos foi eleito Grão Mestre, António Paulo Sousa Rodrigues, Grão Conselheiro, José Gomes da Costa, Grão Escriba e António José Pinto Batista Dias foi eleito Grão Contador. Já Maria Célia Carvalho Matos Martins será Grande Notário, Ana Catarina Lourenço Chaves Gonçalves, Fiel das Usanças, e Rui Manuel de Sousa Figueiredo foi eleito Mestre Jornaleiro.

Para a Provadoria, Cláudio Roberto do Amaral Bastos foi eleito Grão Provador, Avelino Fernandes Gomes, Mestre Provador, e Rui Manuel de Moura Ribeiro foi eleito Primeiro Provador.

A Academia Gastronómica e Cultural da Micologia, sediada em Vila Pouca de Aguiar, tem como lema “promover a micologia, ou estudo e preservação dos cogumelos”, um dos produtos endógenos do concelho e “defender a natureza, nomeadamente o ecossistema agroflorestal em que se desenvolvem”, explicou esta Academia.

A tomada de posse dos componentes da lista vencedora decorrerá na quinta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 18h30, no Hotel Aguiar da Pena.

Foto: Miguel Machado


16/02/2026

Sociedade


. Partilha Facebook